Precisa de Ajuda?

Entre em Contato

Os “tipos” de TOC

 

No geral, a maioria das pessoas apresentam manias, ou seja, pequenos comportamentos sem muito sentido ou planejamento. E infelizmente, o transtorno obsessivo-compulsivo acabou sendo estereotipado um pouco. Passa-se a impressão que pessoas com esse quadro sofrem somente por excesso de organização e higiene. Quando na verdade existem “tipos” de TOC que no geral são partes ou dimensões que fazem parte do sofrimento de milhões de pessoas.

Nesse sentido, existem 4 dimensões, tipos ou temas, são elas: higiene e contaminação, simetria e alinhamento, dúvidas e verificações, pensamentos repugnantes e perturbadores. Sendo assim, uma pessoa com esse tipo de sofrimento pode ter uma ou mais dimensões que são intensas para ela. Pensar em TOC relacionado apenas a higiene, controle e excesso de organização é extremamente reducionista e prejudicial.

O que eu quero dizer com isso? Uma pessoa pode estar sofrendo apenas com pensamentos perturbadores, sobre temas aversivos a ela, e não ter nenhum pensamento ou comportamento extremo com relação a alinhamento, simetria e higiene. Como também, é possível todas as dimensões estarem fortes nos pensamentos e comportamentos da pessoa.

Portanto, esse tipo de sofrimento acontece de formas diferentes e conteúdos diferentes. Porém, há aqueles conteúdos que são mais frequentes como higiene, contaminação, pensamentos sexuais aversivos, morte, agressão, violência, entre outros.

Logo o estereótipo construído a cerca do tema, atrapalha que pessoas em sofrimento busquem ajuda, já que pessoas com esse tipo de angústia demoram cerca de 18 anos para buscar tratamento. Principalmente, aquelas que sofrem com pensamentos perturbadores e aversivos para ela e para a sociedade.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× (79) 91079743 Converse por whatsapp