Precisa de Ajuda?

Entre em Contato

Por que a ansiedade está tão frequente?

Estamos ficando mais ansiosos?

Os indicadores relacionados a ansiedade vem demonstrando isso, como também a maioria das pessoas que chegam aos consultórios de psicologia comparecem com a mesma queixa inicial, as crises de ansiedade. Muitas vezes, buscam auxilio psicológico depois de ir uma ou mais vezes ao hospital ou a um consultório médico e perceber que não a nada de errado com sua saúde física.

Mas quais serão os motivos ou as causas desse problema ter aumentado tanto nos últimos anos?

Há diversos fatores que envolvem as demandas de ansiedade e até os transtornos, das mais comuns podemos dizer que o setor social da vida das pessoas mudou radicalmente na ou nas últimas décadas e essa é uma das maiores influências na saúde mental das pessoas. Nesse sentido,  segue alguns fatores relevantes:

  • Mudanças como instabilidade maior na relações sociais, tem deixado as pessoas mais inseguras e ansiosas. Como exemplo, temos o aumento de número de casais que passaram a se separar . Além disso, as famílias estão mais fragmentadas, há mais pessoas morando sozinhas. Dessa forma, alguns anos atrás, as famílias permaneciam juntas geograficamente, diferente do que é habitual nos dias de hoje.
  • A urbanização e a globalização: são outros dois fatores que mudaram muito nas últimas décadas, o que proporcionam mais ansiedade. Esses processos favorecem mais competição no mercado de trabalho, o que torna as pessoas mais preocupadas relacionados a temas profissionais e financeiros. Além disso, há um favorecimento do comportamento caseiro que pode também implicar na vida social das pessoas, principalmente após a pandemia.

 

Certo, sabemos que estamos mais ansiosos. E agora?

Primeiramente, a ansiedade é uma emoção natural e vital para as nossas vidas. Porém, quando lidamos com ela da maneira errada, ela vai se intensificando, ficando mais frequente, podendo virar um transtorno de ansiedade. Portanto, é o modo que lidamos com ela que é o problema e não ela em si.

Por que ela é vital? Porque até certo ponto ela nos ajuda a nos prepararmos para lidar com problemas da vida real. Mas lidando equivocadamente com a ansiedade, vai-se criar problemas que talvez não existam, ou até mesmo exagerar consequências e essas coisas vão afetando as pessoas.

Nessa perspectiva, quando a pessoa vai a terapia cuidar da ansiedade podemos resumir que o processo terapêutico vai auxilia-la a entender melhor seus pensamentos, questioná-los e gerar novos pensamentos, quebrar padrões de comportamentos que prejudicam seu estado emocional e criar hábitos melhores para sua saúde emocional. Portanto, nesse tipo de processo podemos sintetizar que é a quebra de um funcionamento e construção de um melhor.

A ansiedade não vai sumir, mas você vai lidar melhor com ela e consequentemente ela irá diminuir. Estará regulada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× (79) 91079743 Converse por whatsapp