Existem dois quadros clínicos que não são exatamente iguais e podem ser confundidos são eles: o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e o transtorno de personalidade obsessiva-compulsiva (TPOC).
O transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo como o nome já se refere, é o padrão de funcionamento da pessoa. Podemos dizer que esse tipo de personalidade é extremamente detalhista, metódico e ordenado. É o tipo de pessoa que terá um método para cada procedimento da sua vida.
Já o transtorno obsessivo-compulsivo são pessoas altamente consumidas pelas obsessões, ou seja, pensamentos involuntários, repetitivos e incômodos. Em detrimento a isso elas ficam o tempo todo tentando neutralizar esses conteúdos, isso são as compulsões, sejam elas ações práticas ou mentais.
O primeiro têm hábitos extremamente rigorosos. O segundo são grandes verificadores e neutralizadores de suas obsessões.
Nesse sentido, os pensamentos que levam alguém com TPOC a seus hábitos são extremamente inofensivos, chamamos eles de egossintônicos. Ou seja, eles são coerentes com as características da pessoa e ela não sente perturbada com isso.
Entretanto, os pensamentos que levam uma pessoa com TOC a realizar neutralizações são extremamente nocivos a pessoa, deixando-a altamente abalada, chamamos esses conteúdo de egodistônicos. Portanto, as ideias involuntária são exatamente oposta aos desejos e valores do portador de TOC.
Vamos chamar o TPOC de x e o TOC de y.
Ambos tem grandes implicações com higiene. X mantém sua casa toda limpa e organizada aplicadamente, você não irá achar um grão de areia nela. Já y lava seu banheiro toda vez que usa-o, chegando a um número significativo de limpezas por dia. Veja bem, x mantém seu comportamento em todos os cômodos mas y não. Isso ocorre, porque provavelmente o segundo têm obsessões com relação ao banheiro e as limpezas lá são para aliviar o incômodo desses pensamentos.
Mas eles são opostos?
Não exatamente. Os dois tipos de adversidade são diferentes mas muitas vezes funcionam como uma intersecção. Ou seja, na maior parte são separados mas há algo em comum entre eles. Nessa imagem A seria X e B seria Y.
Há coisas compartilhadas como o traço de perfeccionismo. Além disso, uma pessoa com TPOC pode vir a desenvolver TOC.
Sendo assim, o TOC é um poço sem fundo para seu portador e o TPOC é um tormento para quem está ao redor do seu portador, pois o próprio gosta de ser assim.