A verdade é que esses hábitos podemos resumir a duas coisas, boa alimentação, bom sono e exercícios físicos. Claro, não são os únicos jeitos de regular a ansiedade mas fazendo eles aliados a terapia, tornam-se um grande provocador de regulação da ansiedade.
Para construir uma rotina de alimentação saudável você precisa seguir alguns princípios, seguem eles:
1- Cuide do seu coração: tenha uma alimentação com baixo nível de consumo de gorduras, principalmente as saturadas.
2- Varie sua alimentação. Ou seja, coma alimentos de grupos diferentes.
3- Modere: preste atenção e regule a quantidade de comida que você ingere, geralmente não paramos de comer quando estamos satisfeitos, passamos do ponto.
4- Mais vezes e menos quantidade. Comendo mais vezes você estará nos horários de refeições sem muita fome e isso o ajudará a não exagerar.
5- Coma devagar e aproveito a comida.
Entre outros hábitos.
Perceba as justificações que você faz para fugir de atividade física:
1- Não tenho tempo para me exercitar: essa é a mais comum mas precisamos somente de 20 a 30 minutos para realizar atividade física, isso é cerca de 4% do seu dia.
2- Não existe academia próxima: existem uma infinidade de exercícios que podem e são feitos sem academias. Na verdade é até mais viável fazer um esporte ou atividade que você acha divertido. Pois sendo prazeroso logo de início, diminuirá a probabilidade de desistência.
3- Não consigo fazer: como falei anteriormente, existe uma infinidade de exercícios. Além disso, comece devagar, comece com 5 ou 10 minutos e depois vá aumentando. Isso pode ser feito tanto na frequência, na intensidade, como também na duração.
4- Tenho vergonha: as pessoas pensam e esquecem milhares de coisas todos os dias, as pessoas têm outras coisas em mente, incluindo os próprios problemas. Além disso, cuidar da saúde é muito importante e até prioritário.
5- Não tenho ânimo: vá sem vontade, a motivação e a vontade vem depois que você passa a fazer a atividade. É uma falácia que devemos estar motivados para fazer algo, no fundo ficamos motivados fazendo algo, a ordem é oposta.
6- Me sinto muito cansado: daí que tá, há uma relação paradoxal nisso. Quando fazemos mais exercício ficamos com mais energias. Isso significa que você ficará menos cansado praticando atividade física.
7- Vou começar próxima segunda, vou começar próximo mês: isso é uma baita armadilha, procurar o momento perfeito de começar, isso provavelmente dificultará o seu início. Por que não começar agora?
Entre outras. Essas justificativas no fundo atrapalham você a começar a ter hábitos melhores. Mas refletindo em cima delas, provavelmente não fazem muito sentido.