Precisa de Ajuda?

Entre em Contato

Como se vence a ansiedade?

Existem maneiras diferente de trilhar a batalha contra a ansiedade. Isto posto, falaremos de uma específica aqui, e ela se chama habituação.

A habituação é um processo de aprendizagem que ocorre com todos em uma infinidade de problemas e temáticas. Sabe quando estamos fazendo uma coisa nova pelas primeiras vezes e nos sentimos nervosos, posteriormente após realizar o mesmo comportamento várias vezes os incômodos vão diminuído até sumir. Nesse processo que descrevi, o individuo vai se habituando a realização daquela atividade.

Exemplo:

Digamos que você acabara de entrar na autoescola e está dando os seus primeiros passos como motorista. Numa situação nova como essa, é normal se sentir nervoso e cada movimento que você faz necessita de mais esforço e atenção. Porém, depois de tirar sua carteira de motorista e dar várias voltas por ai de carro, o incomodo que você sentia vai diminuindo até sumir. Além disso, as ações vão se tornando mais naturais, exigindo menos de você, como na troca de machas.

Veja bem, esse processo de habituação é bem comum nas pessoas e existem vários outros. Há processos como esse que ocorrem na vida pessoal, profissional, social, educacional, entre outras.

Porém, o problemático é que a ansiedade faz com que as pessoas fujam de situações que as afligem. Nesse sentido, a falta de exposição a situações incômodas proporciona a ausência do processo de habituação.

Logo, é imprescindível que as pessoas passem por experiências novas, exposição e consequentemente processos de habituação.

A EPR

E é ai que nasce a Terapia de Exposição e Prevenção de resposta (EPR). Primordialmente, ressalto aqui a exposição. Nessa metodologia, se propõe enfrentamento gradual de situações ou alvos que causam ansiedade ilógica para o indivíduo. Isto posto, a EPR é o melhor modo, comprovadamente, de se tratar e diminuir os sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo.

Todavia, esse conjunto de técnicas também é dos mais valiosos contra todos os casos de ansiedade. Como também, para os tratamentos de fobias.

Portanto, a EPR possui 4 princípios gerais:

  1. É necessário enfrentamento gradual de estímulos que provocam a desregulação da ansiedade do paciente
  2. Ao tentar evitar ou fugir, se exponha ao que te aflinge, aos poucos de preferência
  3. Suspenda rituais, a busca de alívio piora os sintomas
  4. Siga os três princípios acima o máximo de vezes possível

Em vista disso, essa é uma das melhores formas de fazer a sua ansiedade diminuir até o natural. Inicialmente, você sentirá um pico de ansiedade mas enfrentando o processo, logo os níveis de incomodo começarão a diminuir.

Quer ler mais sobre ansiedade e outras demantadas? Click aqui -> Publicações- Ansiedade e TOC – Leonardo Farias (psicologoleofarias.com.br)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× (79) 91079743 Converse por whatsapp