Toda vez que sentimos uma emoção reagimos de alguma forma a ela, porém nem todos os tipos de respostas comportamentais são saudáveis e benéficas. Por isso, há várias que pioram e até agravam o problema, como também fazem a emoção ser mais duradoura e repetitiva. E não é diferente quando você se sente ansioso.
Por exemplo: talvez você conheça alguém que utiliza álcool quando está triste ou com raiva e é claro que essa reação não será saudável. Além de não resolver um possível problema ainda poderá provocar outros. Uma outra reação nada saudável e que é simples de entender. Algumas pessoas ao se deparar com emoções negativas comem, isso pode ocasionar um problema de compulsão alimentar.
Enfim, há várias respostas a emoções que são problemáticas. Nesse sentido, esses comportamentos trazem um alívio momentâneo e passageiro mas a médio/longo prazo há a piora do quadro e surgimento de outras adversidades.
Outros dois tipos de reações muito problemáticas são a fuga e a evitação. Essas são muito comuns, principalmente em casos de fobia.
A evitação é a não participação de algo, ou de uma situação específica. Nela, a pessoa cria uma série de estratégias e argumentos para nem chegar próximo a situação. Por exemplo: uma pessoa com níveis elevadíssimos de ansiedade social pode acabar evitando falar com determinadas pessoas, criando estratégias para não se expor. Porém, quanto mais evitações, maior serão os sintomas ansiosos.
Já a fuga é o comportamento de “correr” das situações ansiosas. Na evitação há uma antecipação maior, não só nos pensamentos mas também nas açoes. Logo, fugir é caracterizado por acontecer no momento que a pessoa é exposta ao que aflingia ela.
E há aqueles comportamentos de controle, como:
A super preparação. Imagine que você tem uma tarefa ou algo desafiador que deverá fazer, e isso tem te deixado muito nervoso. A partir disso, você fica ensaiando, treinando, estudando inúmeras vezes de forma extrema. Essa é a super preparação, ela no fundo, não está te ajudando, está te deixando mais ansioso.
Além disso, outra estratégia ruim é a busca desenfreada por informações. Por exemplo: digamos que você esteja muito preocupado com seu desempenho sexual, daí você começa a pesquisar várias coisas. Isso te deixará mais nervoso. Isto posto, quando pesquisamos algo nesse funcionamento, tendemos a nos envolvermos com conteúdo enviesado e de baixa qualidade, piorando o problema.
Ainda temos a famosa ruminação. É quando você ficar repetindo ou remoendo pensamentos que te deixam ansioso. Nessa perspectiva, se há algo para resolver, você não consegue resolver e ainda ficará revivendo esses pensamentos que te perturbam.
Portanto, essas são algumas das piores estratégias para lidar com a ansiedade.