Precisa de Ajuda?

Entre em Contato

Evitações

As evitações são justamente aqueles comportamentos de não se expor a alvos das obsessões. A pessoa acaba criando uma série de estratégias indiretas para se “proteger” do conteúdo que a perturba. Assim, tornando inviabilizada o enfrentamento do que afeta a pessoa. E essa ausência de exposição torna o quadro mais grave. Portanto, quanto mais restrita um obsessivo se torna mais grave seu caso se torna.

Voluntário

Esses comportamentos ocorrem de forma pensada e voluntária. Além disso, seu principal objetivo é manter uma certa distância daquilo que parece ameaçador para a pessoa. Uma característica bastante parecida com casos de fobias mas não são iguais. Nesse sentido, as evitações no TOC são uma característica do transtorno mas nas fobias isso é mais central ou nuclear.

Esse padrão de comportamento é extremamente prejudicial para o indivíduo. Além de agravar sintomas, isso pode tornar a vida do próprio muito restrita. Imagine que a cada vez que a pessoa evita algo em detrimento de obsessões, elas se tornam mais fortes ou intensas. Elas estando demasiadas, proporcionam ainda mais comportament0s evitativos, alimentando um ciclo.

É comum também pequenas evitações mais discretas, como não querer olhar para determinados objetos ou até evitar falar determinadas palavras aversivas. Isso depende de quais temáticas são mais frequentes nas suas obsessões. Nesse sentido, os comportamentos evitativos girarão em volta das temáticas que o perturbam seja higiene, doenças, temas sexuais, violência, entre outras.

O paradoxo

O paradoxal é que quando tentamos evitar certas coisas tão presentes no ambiente ou até pensamentos mais atenção direcionamos para o objeto ou conteúdo aversivo. Esse efeito se chama de REBOTE, quando tentamos suprimir pensamentos é comprovado que a frequências destes aumentam. Por isso, o melhor tratamento para o TOC chama-se Exposição e Prevenção de Resposta que consiste em quebrar esses ciclos, com enfrentamento e diversos recursos que possibilitem a não emissão de compulsões.

 

Exemplos

Vamos a exemplos, digamos que você tenha fortes obsessões com relação a higiene e contaminação. Você pode começar sua evitações como usar somente o seu banheiro. Ou seja, você vai evitar utilizar qualquer outro banheiro. E basicamente isso é praticamente impossível. E devido a isso, você passa a não sair de casa, para não correr o risco. Veja bem, na segunda evitação, ela já escalou. E digamos que isso é comum.

 

Digamos que agora suas obsessões são referentes a violência, toda vez que você chega perto de pessoas que você gosta, sua cabeça é invadida por eles, as vezes até pensamentos visuais. A partir disso, você passa a não encostar nas pessoas que você gosta. Mas isso não foi o suficiente para te deixar em paz, ai você passa a ficar distante das pessoas que você gosta. E por fim, nem encontra mais elas.

 

Percebe?

 

As evitações vão escalando de nível, tornando a vida do obsessivo cada vez mais restrita.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× (79) 91079743 Converse por whatsapp